Centro de Reabilitação de Parnaíba iniciará com atendimento de pacientes com sequelas da Covid-19

O Governo do Piauí, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) e da Secretaria de Estado para Inclusão da Pessoa com Deficiência (Seid), em parceria com o Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Conede-PI), inaugurou, nesta segunda-feira (19), Dia do Piauí, o Centro Especializado de Reabilitação (CER IV) de Parnaíba. O centro oferecerá serviços na modalidade de reabilitação visual, auditiva, física e intelectual e neste primeiro momento irá tratar pessoas com sequelas da Covid-19.

Foto: Ccom

Na obra foram investidos R$ 8.071.524,03, oriundos do Ministério da Saúde, Tesouros Estadual e emendas parlamentares da deputada federal Rejane Dias. Para o governador Wellington Dias, além do grande volume de investimento e da quantidade de pessoas da região que serão beneficiadas, a conclusão do centro é um passo “gigante” no sentindo de completar o sistema de saúde da região com um atendimento especializado às pessoas com deficiência.

“Parnaíba é uma cidade polo de saúde, com curso de Medicina, de Enfermagem e de outras áreas da saúde, onde teremos de um lado atendimento aos que mais precisam e de outro vai servir de base para o aprendizado técnico e superior. Comemoro no Dia do Piauí esse momento de inauguração deste centro”, disse Wellington.

“A realização desse sonho foi por que Deus permitiu chegar até aqui. Iniciamos esse trabalho lá em Teresina, e em 12 anos já foram mais de 1 milhão de atendimentos, no qual tivemos a ideia de sempre descentralizar, e esse é conjunto de esforços que vai atender mais 60 mil pessoas”, comemora a deputada federal Rejane Dias.

No local, além do atendimento, haverá uma oficina ortopédica que permitirá que todos os equipamentos, como órteses, próteses e meios auxiliares de locomoção (OPMs), sejam feitos sob medida. “Além disso, vai gerar empregos para médicos, nutricionistas, psicólogos, enfermeiros, nutricionistas, para cargos administrativos”, comentou Rejane Dias.

Todo o processo de seleção será feito pela Fundação Reabilitar que deve divulgar em breve o cronograma de seleção. Mais de 40 profissionais trabalharão no local.(Cidadeverde)