No Brasil, agência “reguladora” ANS vai até à Justiça em defesa das operadoras e contra os clientes
Um casal
de brasileiros, que reside nos Estados Unidos, tomou susto ao renovar o
seguro de saúde: a empresa decidiu reduzir em 30% sua parcela mensal,
segundo relatou à coluna. Fidelização e pontualidade são critérios para
recompensar o cliente. Bem diferente do Brasil. Aqui, quando o cliente
não é explorado pela própria operadora, a “agência reguladora” ANS
consegue tornar essa relação ainda mais leonina. A informação é da Coluna Cláudio Humberto, do Diário do Poder.
Na
renovação do plano de saúde daquele casal de brasileiros e seus dois
filhos, o valor da mensalidade caiu de US$604 para US$ 400.
No Brasil, todos os anos, a operadora promove aumento acima da inflação, como um “presente macabro” pelo aniversário do cliente.
Nos EUA, a
política de redução no valor da mensalidade é fundamental para amenizar
a crise da pandemia, com queda de receita das famílias.
No Brasil,
a ANS mandou aumentar os planos individuais em 7,35%, e os planos
coletivos e por adesão subiram 20%. A inflação é de 4,31%.