PF investiga crimes de organização criminosa, lavagem de dinheiro e crimes de licitação praticados no âmbito da Secretaria de Educação do Estado do Piauí.
Teresina/PI: A Polícia Federal, na manhã desta segunda-feira (27/07), em trabalho conjunto com a Controladoria-Geral da União e o Ministério Público Federal, deflagrou a terceira etapa da Operação Topique, dando cumprimento a 12 mandados de busca e apreensão no município de Teresina/PI e em Brasília/DF. As ordens foram expedidas pela Justiça Federal no Piauí.
As ações de hoje dão continuidade às investigações formalizadas nas operações Topique e Satélites, ocorridas em agosto de 2018 e em setembro de 2019 para investigar os crimes de organização criminosa, corrupção ativa, corrupção passiva, lavagem de dinheiro e crimes de licitação praticados no âmbito da Secretaria de Educação do Estado do Piauí.
Segundo as investigações, entre os anos de 2015 e 2016, agentes públicos da cúpula administrativa da SEDUC se associaram a empresários do setor de locação de veículos para o desvio de, no mínimo, 50 milhões de reais de recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica - Fundeb - e do Programa Nacional de Apoio ao Transporte Escolar - PNATE.
Mesmo após duas fases ostensivas da operação, o Governo do Estado do Piauí mantém contratos ativos com as empresas participantes do esquema criminoso que totalizam o valor de R$ 96,5 milhões de reais, celebrados entre os anos de 2019 e 2020.
Os recursos públicos desviados, quantificados em relatórios de auditoria da CGU, foram obtidos a partir de pagamentos superfaturados em contratos de transporte escolar. As empresas beneficiadas, destinatárias de pagamentos em volume cada vez maior a partir de 2015, formavam um consórcio criminoso estável e estruturado, simulavam concorrência em licitações e, com participação de servidores públicos, se beneficiavam de contratos fraudulentos.
Há indícios de que as mesmas empresas já atuam em fraudes licitatórias em dezenas de municípios do Piauí desde 2008, lucrando com a subcontratação parcial ou integral dos serviços, que de fato são prestados por terceirizados, em condições de total insegurança para os alunos da rede pública de ensino. As análises apontam que o modelo criminoso foi utilizado para contratos de locação de veículos por outras secretarias e órgãos do Governo do Estado do Piauí e por dezenas de municípios do interior.
As ordens judiciais cumpridas hoje tiveram o propósito de aprofundar as investigações a respeito do recebimento e solicitação de bens e valores, diretamente ou por intermediários, por agentes públicos com poder de comando na Secretaria de Educação do Estado do Piauí no período da Investigação.
ACESSOS
Jornalista Raimundo Neto
Quem é Raimundo Neto ? Radialista Raimundo Alves de Souza neto, começou sua carreira aos 16 anos. Na época Radio Educadora, em seguida foi para radio Igaraçu AM onde apresentou vários programas, dentre eles, Domingo de atrações e o programa policial Comando Policial. Raimundo neto fez muito sucesso com a distribuição de bolos de aniversario em seus programas, o projeto foi tão grande junto com seu carisma, que a população parnaibana no ano de 1996 lhe deu o mandato de vereador de Parnaíba. Um momento impar na sua vida foi receber o titulo de cidadão parnaibano, pelo vereador irmão marquinhos, pois no passado Raimundo Neto ajudou o mesmo sem sequer saber que um dia o mesmo seria também vereador. Ainda falando de Radio, teve a oportunidade de entrevistar com exclusividade na época Deputado federal o atual presidente da republica Jair Bolsonaro. Raimundo Neto tem um currículo muito extenso de muito orgulho e de se admirar, onde exerceu o cargo de primeiro assessor especial da administração do ex-prefeito Morais Sousa Filho (Zé filho). Em seguida fez parte do governo de Paulo Rogerio na cidade de Ilha grande do Piauí, posteriormente assumiu a secretaria de comunicação do prefeito Kim do caranguejo na cidade de Luís Correia e na administração de Vania Ribeiro em Cajueiro da praia onde grandes amizades foram feitas e ate hoje lhe renderam frutos de confiança, pois o mesmo está á frente da radio cajueiro FM. Não teria como separar Raimundo Neto da Comunicação e do Radio, seu nome está sem duvida entrelaçado entre os maiores comunicadores da região norte do Estado, são mais de 35 anos de comunicação levando informações e entretenimento. RAIMUNDO NETO O CHICOTE DO POVO Texto: Nathalia Gomes de Souza
VENHA FAZER UM ORÇAMENTO GRATIS.RECONDICIONAMOS: AMORTECEDOR.CAIXA DE DIREÇAO.JUNTA HOMOCINETICA.AMORTECEDOR NACIONAIS E IMPORTADOS.BR 402,N 1800(FRETE AO ESTADIO MAO SANTA)-Parnaiba-PI . FONE 99455-4580