Abandonada
pelo poder público, estação ferroviária da praia de Atalaia, em Luiz
Correia no litoral piauiense dá sinais de desmoronamento. - A
estação era o Km zero da Estada de Ferro Central do Piauí.
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Atual estado da Estacão Ferroviária da praia de Atalaia, em Luiz Correia no litoral piauiense - Foto: Elder Fontenele - Registrado em jul/2020 |
A linha da Estrada de Ferro Central do Piauí foi aberta em 1922 ligando
o porto de Luiz Correa à estação de Cocal. Até 1937, teve um lento
prosseguimento até alcançar Piripiri nesse ano. Aí, somente em 1952 chegou a
Campo Maior, com os trens de passageiros somente atingindo essa cidade em 1966,
e finalmente chegando a Altos e a Teresina em 1969. Os trens de passageiros
serviram à estrada até pelo menos 1979. A estrada jamais foi oficialmente
erradicada, mas hoje os trilhos já foram arrancados na maioria do percurso,
exceto no trecho entre Altos e Teresina, onde a ferrovia faz parte da ligação
Ceará-Maranhão.
Estacão Ferroviária da praia de Atalaia - o registro é de 2013 |
Estacão ferroviária da praia de Atalaia
A estação de Atalaia foi inaugurada em 1955. Era a ponta de um
curto ramal de 2,5 km que saía da estação do centro de Luiz Correa até próximo
a beira mar e atualmente está abandonada. Na lateral, em alto relevo, aparecem
as letras da EFCP, o nome Atalaia e a data de construção: 1955.
Na lateral, em alto relevo, aparecem as letras da EFCP, o nome Atalaia e a data de construção: 1955 - o registro é de 2013 |
A estação ferroviária da praia de Atalaia, em Luz Correia (PI) foi
construída para dar suporte ao porto marítimo do Piauí que nunca foi concluído.
A estação serviu por muitos anos para os frequentadores da praia de Atalaia até
sua desativação total no ano de 1979. O poder público já deveria ter pensado em
fazer uma restauração do prédio e transformá-lo e um ponto turístico para visitação.
Estacão Ferroviária da praia de Atalaia - o registro é de 2013 |
A viagem para a praia de Atalaia
O trem saia da estação ferroviária de Parnaíba com centenas de passageiros
aos domingos fazendo várias paradas até seu destino final, a praia de atalaia
próximo a beira mar. Saindo da estação ferroviária de Parnaíba o trem fazia sua
primeira parada no Catanduvas em frente ao antigo campo de aviação (final da
rua onde mora o ex-prefeito Zé Hamilton) o trem seguia para sua próxima parada,
a estação de Floriópolis, mais a frente uma nova parada onde existia uma salina da família Pires (em
frente a entrada do acesso a Lagoa do Portinho). No centro de Luiz Correia,
próximo a prefeitura, fazia a penúltima parada e enfim chegava-se a última estação
da praia de Atalaia a poucos metros do mar.
Estacão Ferroviária da praia de Atalaia - o registro é de 2013 |
Cada viagem era uma grande festa, tanto na ida como da volta. Com cerca
de dez vagões e cinco gôndolas lotadas de passageiros para o banho dominical na praia de
Atalaia. O trem fazia quatro viagens no domingo. A primeira por volta de 9hs, a
segunda por volta de 11hs nestas duas levando os banhistas para a praia e por
volta de 13hs o trem fazia sua primeira viagem de volta no final da tarde a
viagem final por volta das 16 horas.