A Prévia de Carnaval denominada “Deu Branco! Venha brincar com a gente o Janeiro Branco”, pediu passagem e ocupou ontem (30) as ruas do centro de Parnaíba, contando com a participação dos pacientes que são atendidos nos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) do município, familiares e funcionários. A festa faz parte das atividades do janeiro branco, que visa promover o bem estar e saúde mental.
Antes do desfile, os foliões se concentraram em frente ao Porto das Barcas, às 8h, onde houve toda uma preparação. Foram servidas frutas e o alongamento ficou por conta da Educadora Física do NASF 4, Raquel Maria de Jesus. É o segundo ano de realização da prévia de carnaval, como um momento de lazer e confraternização, que proporciona diversos benefícios aos pacientes.
A Banda Municipal Simplício Dias da Silva conduziu o cortejo até à Praça da Graça, ao som de marchinhas carnavalescas, com apoio da assistente social do NASF, Adriana Barros. Conforme a coordenadora do NASF, Francisca Oliveira, todo o processo de preparação para o Carnaval fez parte do trabalho desenvolvido pelos profissionais especializados na saúde mental.
De acordo com a organização do evento, o cortejo reuniu cerca de 150 pessoas. Eram pacientes, parentes, amigos e multiprofissionais do NASF, uma forma de integração dos pacientes de saúde mental na comunidade.
“A nossa intenção é divulgar o serviço mental e promover a música, arte e dança para que cada paciente possa ter alegria e felicidade durante o ano todo”, disse Fernanda Maria de Oliveira, psicóloga NAE (Núcleo de Assistência Estudantil – UFPI).
O evento foi realizado pela Prefeitura Municipal de Parnaíba, Secretaria de Saúde, com apoio de Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASF), Núcleo de Assistência Estudantil – NAE/UFPI, Centro de Atenção Psicossocial – CAPS II e Banda Municipal Simplício Dias da Silva. E ainda: Universidade Federal do Piauí (UFPI), Superintendência de Cultura de Parnaíba, Fórum sobre Medicalização da Educação e da Sociedade – Núcleo Piauí, Guarda Municipal de Parnaíba, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192), Coordenação de Saúde Mental do Município (SESA) e Armazém Paraíba.
O médico Valdir Aragão esteve presente no evento representando o prefeito Mão Santa e parabenizou a atividade, falando da importância da junção entre o tratamento médico e a ocupação da mente com coisas alegres. “É aconselhável o equilíbrio de atividades que trazem sentimentos positivos como medicação”, disse.