Desde que assumiu a administração municipal o prefeito de Parnaíba, Francisco de Assis de Moraes Souza (Mão Santa), junto com a Secretária de Desenvolvimento Social e Cidadania, Adalgisa Carvalho de Moraes Souza, vem trabalhando em prol dos mais necessitados, utilizando-se de todos os recursos possíveis para melhorar a qualidade de vida das pessoas, inclusive, daquelas em situação de rua.
Com esse propósito, Mão Santa inaugurou, em junho do corrente ano, a nova sede do Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua – Centro Pop, localizado na Rua Duque de Caxias, transferindo todas as atividades que antes funcionavam na Avenida São Sebastião para a nova sede, propiciando maior comodidade aos usuários dos serviços, já que a maioria deles vive e trabalha no centro comercial do município.
O Centro Pop representa um importante equipamento e um espaço para o convívio grupal, social e para o desenvolvimento de relações de solidariedade, afetividade e respeito, contando com uma equipe multidisciplinar de psicólogo, assistente social, pedagoga, educadora social e cozinheira, para um atendimento de qualidade para as pessoas em situação de rua.
Ao longo da gestão do prefeito Mão Santa, várias atividades já foram desenvolvidas pela equipe multidisciplinar do Centro Pop, para que as pessoas ali assistidas possam ter mais oportunidades de mudar de vida. Dentre essas atividades estão as palestras motivacionais, ministradas pelo psicólogo Ricardo Leão, que visam sensibilizar os usuários do Centro Pop, “conscientizando-os que, somente com a força de vontade é que eles conseguirão atingir seus objetivos de vida”, ponderou Ricardo.
Para melhorar a autoestima dos usuários do Centro Pop, estagiárias da Faculdade Internacional do Delta, proporcionaram um dia com atividades estéticas, transformando as instalações do Centro Pop em um salão de beleza. Cortes de cabelo, serviços de maquiagem, manicure e pedicure foram oferecidos gratuitamente para os usuários.
Depoimentos
No intuito de melhorar sempre a qualidade dos serviços prestados para às pessoas em situação de rua, a Secretária de Desenvolvimento Social e Cidadania, Adalgisa Carvalho de Moraes Souza, fez questão de ouvir o depoimentos de alguns usuários.
“Os funcionários são humildes e me tratam com respeito e dignidade. Estão sempre preocupados com o meu estado de saúde, sempre incentivando para que eu saia do mundo das drogas. Isso é importante, principalmente, pra mim que já estou há meses morando nas ruas. Esse local aqui pra mim é como se fosse uma escola”. (Jorge Nascimento Dias Santos)
“Sou mais um integrante do grupo do Centro Pop e só tenho a agradecer, por ter essas pessoas que se preocupam com a gente e que não nos tratam pela roupa que vestimos ou pela nossa aparência. Digo isso porque nunca devemos julgar os outros pela aparência, pois até pessoas mal vestidas podem ter um coração bom”. (M.S.O)
“Eu sou integrante do CAP ADS. Já passei por várias recuperações e aqui eu me sinto bem, com pessoas que me entendem e que me compreendem e isso é muito bom pra mim e pra todos os outros. Só tenho a agradecer” (E.N.S)
O atendimento é de segunda à sexta-feira das 07h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30.