A melhoria na qualidade do ensino público em Parnaíba continua sendo uma das muitas metas do prefeito Mão Santa, razão pela qual não tem se furtado às discussões que envolvem o assunto. E ele tem recebido, em seu gabinete, pessoas com a predisposição de firmarem parcerias com a prefeitura, visando este objetivo. Foi o caso, por exemplo, do pedagogo Adailton Rodrigues, de Teresina, que veio lhe propor desenvolver no município um trabalho na área educacional, visando a melhoria do Ideb das escolas municipais e o nível de proficiência de seus alunos, com ações voltadas para a Prova Brasil.
Para desenvolver seu trabalho Adailton tem buscado também o apoio Sistema “S”, através do SESI, com foco no auxílio à gestão do ensino. Na ocasião, o prefeito Mão Santa o encaminhou à secretária de educação, Altair Marinho, que dele solicitou o envio de projetos detalhando a sistemática de trabalho a fim de que parcerias futuras, após os devidos estudos, possam ser firmadas.
Também já esteve com Mão Santa o professor universitário aposentado, Manoel Domingos Neto, levado pelo ex-prefeito Paulo Eudes, atual secretário do meio ambiente e setor primário. Na ocasião o professor externou sua preocupação com o baixo nível atual de aprendizagem dos alunos que estão entrando nas universidades, segundo ele, por falhas no ensino fundamental e médio. Ele defendeu que todos professores que estão lidando com crianças passem por qualificação intensa. “Tudo decorre da falta de preparo. Não adianta escola com estrutura física boa se o professor não sabe corrigir erros fundamentais”, disse Manoel Domingos, citando que recebeu algumas turmas de pedagogia na Uespi, na condição de professor visitante, onde detectou aluno escrevendo a palavra “difícil”, com “u” no final. “Levei um choque”, declarou.
Manoel Domingos disse haver levado sua preocupação sobre o que fazer para o reitor da Uespi, Nouga Cardoso, bem como ao diretor do Campus de Parnaíba, Eyder Rios, defendendo a busca de parcerias com a prefeitura e governo do Estado, “porque as escolas estão sem nenhum preparo”, pontuou.
Manoel Domingos, que é professor Universitário aposentado, sugeriu que se busque os melhores professores para iniciar um processo em busca de meios para melhorar o quadro atual. “Quero compartilhar aqui com o prefeito, essa inquietação. É uma coisa a ser enfrentada com calma, com planejamento”, completou.
O prefeito Mão Santa, por sua vez, colocou-se à disposição, juntamente com o secretário da chefia de gabinete, professor Israel Correia, que propôs ampliar a discussão com o diretor do Campus da Uespi, Eyder Rios e com a secretária de educação, Altair Marinho, e outros, para diagnosticar o quadro de professores e buscar melhorias. “Quero você (Manoel Domingos) liderando esse processo. Você pode dar uma grande contribuição nesse sentido”, frisou Mão Santa.