Entre o final da tarde de ontem (30) e madrugada desta terça-feira (31), a cidade de Parnaíba sofreu novamente com constantes quedas de energia elétrica, que causaram um imenso transtorno para a população, que há anos padece com o fornecimento precário do serviço prestado pela Eletrobrás Piauí. Diante do caos, através das redes sociais, internautas fizeram uma enxurrada de críticas à empresa e, em uma postagem, uma pessoa chegou a questionar se os apagões seriam fruto da troca das lâmpadas comuns pelas novas e modernas luminárias de LED, implantadas pela Prefeitura de Parnaíba.
Diante de tal questionamento, o engenheiro da Secretaria de Infraestrutura, Leônidas Melo, desmentiu tais rumores, afirmando que tal substituição alivia a carga dos transformadores, pois as lâmpadas de LED têm uma potência mais baixa e, consequentemente, consomem menos energia. O engenheiro, que por décadas trabalhou na Eletrobrás, quando a empresa ainda chamava-se Cepisa, explicou que toda a rede elétrica, bem como as subestações, estão muito sujas, de forma que quando cai uma garoa, ocorrem descargas de energia e o sistema de proteção provoca os pequenos curtos. Essa reação acaba ocasionando desligamentos e ligamentos e, por fim, provoca o desligamento de vez.
“Quando se substitui as lâmpadas normais por LEDS, se está aliviando a carga dos transformadores, pois as lâmpadas de LED têm uma potência mais baixa e, consequentemente, consomem menos energia. Querer atribuir a queda de energia em Parnaíba à troca das lâmpadas comuns por de LED, é totalmente absurdo”, explicou Leo Melo.