Professor apresenta projeto de Curso em Terapias Naturais ao Prefeito Mão Santa

Na manhã de quinta-feira (24) o Prefeito Mão Santa recebeu em seu gabinete o Diretor Geral da Escola Parnaibana de Administração Pública – EPAP, Marcus Vinícius do Carmo Ferreira, que estava acompanhado do professor Jean Alves Cabral. Na ocasião o professor apresentou a Mão Santa um projeto de curso para capacitar Agentes Comunitários de Saúde em Terapias Naturais.
O curso teria carga horária de 240 horas, duração de 8 meses, participação de aproximadamente 300 pessoas e certificação pela Escola Parnaibana de Administração Pública em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde. Após a explanação feita pelo professor Jean Alves Cabral, o prefeito solicitou que o projeto fosse entregue ao secretário Valdir Aragão.
Hoje pela manhã (25) o diretor da EPAP, Marcus Vinícius do Carmo Ferreira acompanhou o professor Jean Alves Cabral até a Secretaria de Saúde, onde foi feita a entrega do projeto ao gestor da pasta, Médico Valdir Aragão. Ao receber o documento, o secretário afirmou que faria uma análise e posteriormente confirmaria ou não a realização do curso.


O professor Jean Alves Cabral disse que a realização do curso vem justamente corroborar o que determina a Portaria n° 849/2017 que inclui novas Práticas Integrativas e Complementares (PICS) ao SUS, que trata da inclusão da Arteterapia, Ayurveda, Biodança, Dança Circular, Meditação, Musicoterapia, Naturopatia, Osteopatia, Quiropraxia, Reflexoterapia, Reiki, Shantala, Terapia Comunitária Integrativa e Yoga à Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares.

Confira a Grade Curricular do Curso de Terapias Naturais:

Fundamentos das Terapias Naturais – 30 horas
Estudos da Ativação Emunctorial – 30 horas
Introdução a Cronobiologia Naturológica (Clino-Cromoterapia) – 30 horas
Terapias de Apoio I (Oxigenoterapia e Geoterapia) – 30 horas
Terapias de Apoio II (Hidroterapia) – 30 horas
Educação Alimentar Somatológica – 30 horas
Educação Fitoterápica – 30 horas
Banca do Trabalho Conclusivo – 30 horas