Cidades do Paraná e do Piauí têm novas eleições neste domingo
Pleito foi estabelecido após a Justiça Eleitoral determinar o afastamento dos candidatos eleitos em 2016
As cidades de Primeiro de Maio e Nova Fátima, no Paraná, e Miguel Leão, no Piauí, voltarão às urnas neste domingo para escolher seus novos prefeitos e vice-prefeitos. O pleito foi estabelecido após a Justiça Eleitoral determinar o afastamento dos candidatos eleitos em 2016.
No Piauí, o Tribunal Regional Eleitoral determinou a cassação dos mandatos do prefeito Joel de Lima (PSD) e de seu vice Jailson de Sousa (PT), ambos foram acusados de abuso de poder político e econômico por terem participado da inauguração de um Centro de Idosos e de um estádio de futebol durante o período de reeleição.
Joel de Lima foi cassado enquanto concorria à eleição, mas seguiu até a última instância. Ele foi eleito com 53,5% dos votos válidos. Entretanto, após a decisão final, foi condenado a oito anos de inelegibilidade, prazo que vencerá em 2024.
No Paraná, em Nova Fátima, o candidato mais votado, José Ali Mehanna (PSB), conhecido como Dr. José, foi impedido de assumir o cargo por se enquadrar na Lei da Ficha Limpa.
No caso do município Primeiro de Maio, o Tribunal Superior Eleitoral considerou Mário Casanova (PP) inelegível. A corte manteve a decisão do Tribunal Regional Eleitoral do estado que o condenou em uma ação de improbidade administrativa por ter se filiado ao partido fora do prazo previsto.
O eleitor que não puder votar deve justificar a ausência em até 60 dias. O requerimento pode ser protocolado em qualquer zona eleitoral.
Amazonas
O estado do Amazonas também irá às urnas neste domingo para eleger seu novo governador. É a primeira vez que acontecem eleições suplementares diretas na história do país para a escolha de um governador. O pleito escolherá entre nove candidatos, após a saída do ex-governador, José Melo (Pros), cassado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) por compra de votos – assim como seu vice, Henrique Oliveira (SD).