O governador Rafael Fonteles (PT) lançou nesta terça-feira (11) o Plano Estratégico de Marketing Turístico do Estado. O objetivo é realizar ações em três regiões com o objetivo de melhorar a infraestrutura turística e conseguir mais visitantes no estado. Rafael Fonteles afirmou que quer fazer com que as belezas do estado sejam conhecidas internacionalmente.
O plano irá focar inicialmente em três áreas: nos polos "Costa do Delta", no litoral do Piauí, "Origens", na região da Serra da Capivara em São Raimundo Nonato, e "Teresina". Deve ocorrer a execução de cerca de 30 programas e 60 projetos que pretendem melhorar a estrutura dessas regiões, como obras estradas, urbanização, negociação para operação de mais companhias aéreas, assim como a divulgação e promoção das belezas desses locais.
O chefe do executivo estadual explicou que são várias as ações que já estão sendo realizadas. “Temos atuado fortemente na estrutura área nesses polos, e em outros localizados no interior do Piauí. Temos investido no acesso rodoviário, temos ações de urbanização em praticamente todos esses polos turísticos, como São Raimundo Nonato e Parnaíba, e temos o aumento do crédito para o setor e também. Planejamos grandes intervenções urbanísticas em destinos consolidados como a praia Atalaia, na Pedra do Sal, como fizemos recentemente, Teresina temos fomentado grandes eventos, principalmente no centro de Convenções, então são várias ações nas mais diversas áreas”, destacou Rafael Fonteles.
Já o secretário de Turismo, José Neto Monteiro, explicou que o plano prevê programas para qualificação de gestores municipais, e da rede hoteleira, assim a promoção das belezas do Piauí em outros estados.
“Vamos partir para a implementação, e execução de 30 programas e 60 projetos que vamos estar executando nos próximos anos. Já começamos um estudo do posicionamento de marca, já entramos em contato com novas operadoras aéreas para atuarem no Piauí, em junho vamos estar com o Piauí Sampa, e depois vamos participar de grandes feiras nacionais”, explicou.
O chefe do executivo estadual explicou que são várias as ações que já estão sendo realizadas. “Temos atuado fortemente na estrutura área nesses polos, e em outros localizados no interior do Piauí. Temos investido no acesso rodoviário, temos ações de urbanização em praticamente todos esses polos turísticos, como São Raimundo Nonato e Parnaíba, e temos o aumento do crédito para o setor e também. Planejamos grandes intervenções urbanísticas em destinos consolidados como a praia Atalaia, na Pedra do Sal, como fizemos recentemente, Teresina temos fomentado grandes eventos, principalmente no centro de Convenções, então são várias ações nas mais diversas áreas”, destacou Rafael Fonteles.
Já o secretário de Turismo, José Neto Monteiro, explicou que o plano prevê programas para qualificação de gestores municipais, e da rede hoteleira, assim a promoção das belezas do Piauí em outros estados.
“Vamos partir para a implementação, e execução de 30 programas e 60 projetos que vamos estar executando nos próximos anos. Já começamos um estudo do posicionamento de marca, já entramos em contato com novas operadoras aéreas para atuarem no Piauí, em junho vamos estar com o Piauí Sampa, e depois vamos participar de grandes feiras nacionais”, explicou.
Por Bárbara Rodrigues e Bartolomeu Almeida