A empresa europeia Solatio, responsável pelo projeto que prevê a produção e a exportação de hidrogênio verde no Piauí, deve começar a atuação administrativa na Zona de Processamento e Exportação, ZPE de Parnaíba, no próximo 19 de outubro, Dia do Piauí. A informação foi confirmada por Eduardo Azevedo, diretor de Novos Negócios da empresa.
Empresa de hidrogênio verde vai começar atuação administrativa no Dia do Piauí
De acordo com Azevedo, para entrar em operação em 2028, é necessário um processo longo, duradouro, complexo e caro. Por isso, é preciso planejar com bastante antecedência cada passo. A ideia, segundo ele, é que a parte administrativa da empresa comece a acompanhar os processos de regularização de áreas, estudar possibilidades de supressão vegetal, compensação ambiental, e executar serviços de infraestrutura para receber equipamentos.
Empresa de hidrogênio verde vai começar atuação administrativa no Dia do Piauí
“Até ano que vem é necessário começar a parte mais pesada de infraestrutura, contratando equipamentos gigantescos, a parte mais pesada. São equipamentos que não existem prontos, precisam ser encomendados com antecedência. O mercado só faz a médio prazo. Então toda a infraestrutura precisa começar logo, há processos de testagem de segurança, operação, para que dando tudo certo, em 2028 entre em operação”, explicou o gestor.
Eduardo Azevedo cumpre agenda no Piauí para acompanhar os processos de interesse da empresa e participa da Conferencia Internacional de Tecnologia das Energias Renováveis do Piauí, que encerrou nesta quarta-feira (5).(André dos Santos/O Dia)