Com a nova nova regra de tributação do ICMS (Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços), anunciada pela Petrobrás, e que passa a valer a partir desta quinta-feira (1Âş), a gasolina vai ficar 2,2% mais barata no PiauĂ, de acordo com nĂşmeros da Leggio Consultoria. Com alĂquota fixa de R$1,22 por litro, o estado terá a maior redução de preço do paĂs.
O PiauĂ Ă© um dos trĂŞs estados onde foi identificada esta redução, assim como o Amazonas (-0,2%) e Alagoas (-0,6%). Os nĂşmeros apresentados tambĂ©m mostram que boa parte do paĂs vai viver a situação inversa: combustĂvel mais caro.
Pelo menos nove estados terĂŁo um reajuste de 5% ou mais para o litro do combustĂvel. O campeĂŁo, Mato Grosso do Sul, verá as bombas com um valor atĂ© 5,8% mais caro.
Antes da nova regra, o imposto era calculado por porcentagem. No Brasil, a prática era individual a cada estado com uma variação entre 17% a 23% do preço final.
A mĂ©dia atual de cobrança em nĂvel nacional era R$1,059, como apontam dados do Centro Brasileiro de Infraestrutura (CBIE), um valor abaixo da mĂ©dia estabelecida pela Petrobras.