O Balé da Cidade de Teresina volta com mais uma temporada do projeto” Fora da Caixa”. Este projeto leva oficinas de dança gratuitas para públicos variados na periferia da cidade. A próxima edição do projeto acontecerá nos dias 01 e 06 de Junho, para o grupo Mulheres Buscando Vida Saudável – MBVS, no bairro Alto Alegre na zona Norte de Teresina.
No mês de Maio a companhia levou oficinas para dois projetos na zona Norte da cidade: O Projeto/Escola Ballet Joana Darc, no bairro Santa Maria da Codipi, e o projeto Raio de Luz da Rede Saviniana, no Memorare. As oficinas são ministradas pelos próprios bailarinos da companhia, trabalhando assim o planejamento e a prática do ensinar a dança através do que é aprendido nas aulas e ensaios do Balé.
O Fora da Caixa é um projeto que começou ainda na pandemia, de forma virtual. De acordo com a coordenadora artística do Balé da Cidade, Janaína Lobo, esse é um projeto muito importante porque nele a companhia consegue compartilhar os fazeres artísticos com crianças, alunos e outros grupos de dança. Ela destaca ainda que para solicitar as oficinas do Projeto Fora da Caixa para sua região, basta entrar em contato com o Balé da Cidade.
“Com esse projeto queremos levar conhecimento, em momentos de encontro, se aproximar da linguagem do Balé, das práticas da companhia e dos espetáculos a partir desses encontros. Todos os encontros são pautados nos repertórios que a companhia está trabalhando. Então, esses espetáculos são compartilhados em forma de oficina com crianças, jovens, adultos, dependendo do perfil de onde a gente esteja. E quem tiver também um projeto social, uma academia pequena em bairro, contacta a gente também, que a nossa ideia é estar atendendo o máximo possível essas solicitações”, finalizou Janaína Lobo.
A bailarina Agdayana Nascimento conta que o projeto ajuda na formação artística de novos públicos.
“O Fora da Caixa divulga o trabalho do Balé da Cidade de Teresina e realiza oficinas de dança e apresentações em contextos distantes do nosso campo de atuação, democratizando assim o acesso à dança e o conhecimento artístico, apresentando a história da companhia de dança pública mais importante e mais longeva do Piauí, além de expandir a ação do balé em pequenas ações e contribuir também com a formação artística de crianças, jovens e adultos interessados na dança”, conta.
Sobre a Companhia
O Balé da Cidade de Teresina é uma companhia pública de dança Contemporânea que vem há 30 anos atuando no cenário artístico local e nacional, contribuindo com o desenvolvimento da dança piauiense e democratizando o acesso à arte.
A Companhia vem aproximando a dança da cidade através da sua atuação compromissada em diferentes ações e projetos, como apresentações públicas, conversas e formação continuada. A companhia conta atualmente com 21 integrantes e é mantida pela Prefeitura Municipal de Teresina, através da Fundação Cultural Monsenhor Chaves, por meio do contrato de gestão com a Associação dos Amigos do Balé da Cidade de Teresina – AABCT, organização social de utilidade. Tem direção geral de Chica Silva, coordenação artística de Janaína Lobo, aulas e produção de Samuel Alvís e ensaios de José Nascimento.