Parnaíba 176 anos:”Progredir sempre é o nosso lema”

POR:BERNARDO SILVA

Parnaíba é uma cidade para ser cantada e decantada, sim! Cantada e decantada em prosas e versos, por todos aqueles aqui residentes, Independentemente de haverem, ou não, nascido aqui. E são muitos o que não nasceram aqui, mas que aqui residem. Aqui chegaram, sentiram a cidade e daí foi brotando esse sentimento bacana de amar, de querer bem o lugar da gente…

Muitas pessoas não têm Parnaíba como sua terra berço, são parnaibanas por força de lei municipal, cidadãos e cidadãs parnaibanas  porque adotaram a terrinha como sendo sua. Aqui trabalham, constituíram família, abraçam a cidade e seus problemas…mas também usufruem de tudo o que aqui existe…

E como é bom sentir no rosto essa brisa marinha do nosso litoral. E como é agradável, em momentos de abstração, de introspecção, procurar um por do sol à beira mar ou mesmo olhar as águas do rio Igaraçu, no final da tarde…Ah, Parnaíba! Diante de tanto sentimento bom que despertas na gente, não cabe demagogia; não cabe a mentira, não cabe a enganação daqueles que apenas fingem que  te querem bem. Usufruem do que tens a oferecer mas são incapazes de saírem de suas zonas de conforto e perguntarem  do que precisas,    quais as necessidades do teu povo, quais teus sonhos de cidade turística e de oportunidades…

Que reflitamos neste dia 14 de agosto, sua data natalícia, sobre o que fostes no passado, com uma história de grandezas mil, tão ricas, mas que muitos preferem esconder ou ignorar. É preciso que façamos uma reflexão, sobre o que tentaram fazer contigo, Parnaíba, num passado bem próximo, mas que, agora, no início da segunda década do século XXI, ergue-te renovada para uma vida nova, de progresso, de desenvolvimento e de oportunidades.

Parabéns, Parnaíba! A Parnaíba de Simplício Dias… que teus filhos saibam honrar tua história. Reconstruindo e recompondo as marcas e desencantos deixados pelo caminho. São 176 anos bem vividos. Que cada um dos que te amam, ajude na tua reconstrução. Aos que só te sugaram e praticaram iniquidades, que sejam engolidos pelo esquecimento. Feliz aniversário, Parnaíba!!!