Fígado
Doeu do lado direito? A causa pode ser o impacto sobre o fígado. Em uma corrida, por exemplo, a movimentação do corpo causa a distensão do tecido que sustenta o órgão. Essa rede é formada por fibras musculares lisas, que doem quando o esforço e, consequentemente, o impacto sobre o órgão são grandes.
Para amenizar, basta diminuir um pouco o ritmo do exercício e o incômodo logo desaparecerá. E, nos próximos treinos, adotar ritmo mais lento, para evitar que a dor reapareça.
Respiração pela boca
Quando a dor aparece numa região mais central do abdômen, a causa provavelmente é a respiração pela boca. Ela leva à entrada de ar no estômago, promovendo a produção do ácido clorídrico, que causa ardência e sensação de azia.
Falta de oxigênio no diafragma
Outra causa é a falta de oxigênio no diafragma, causando a chamada isquemia local. Isso acontece, provavelmente, porque o exercício ocorre num ritmo mais forte que o condicionamento aeróbio. Com isso, a respiração não consegue suprir a demanda de oxigênio que a musculatura pede.
Postura
Arquear as costas para frente durante o exercício também pode gerar a chamada dor de lado. Isso porque a coluna envergada pressionará o diafragma, impedindo que ele trabalhe adequadamente, além de dificultar a chegada de sangue no local. Por isso, é bom roupas confortáveis, tênis adequado e evitar carregar peso, como mochilas, durante o exercício.
Estômago cheio
Comer ou beber muito e, em seguida, fazer exercícios diminui a quantidade de sangue destinada ao sistema digestivo, dificultando todo o processo. O resultado é dor abdominal, que pode acabar em vômitos. O melhor é optar por refeições leves antes da atividade física.
Fonte: Estadão Conteúdo