O comércio varejista registrou alta de 0,3% nas vendas, em março, em comparação com fevereiro de 2018. O avanço veio após um recuou de 0,2% no mês anterior. As informações foram divulgadas nesta sexta-feira (11) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Já em relação a março do ano passado, o faturamento do setor cresceu 6,5%. O resultado foi o maior desde 2014, quando atingiu 6,7%.
Quando a análise apresentada faz o cálculo do acumulado no 1º trimestre, as vendas no varejo subiram 3,8%, atingindo a quarta alta seguida. No entanto, o ritmo dessa alta foi mais lento do que nos últimos três trimestres. Segundo o IBGE, os dados mostram que o setor manteve a recuperação em curso desde outubro de 2016.
Das oito atividades pesquisadas pelo Instituto, cinco tiveram avanço percebido. A maior alta foi em combustíveis e lubrificantes, que responderam por 1,4% das vendas. Em seguida, o destaque foi para Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos, com as vendas atingindo 1,1%. Outros produtos que tiveram uma boa saída em março foram Tecidos, vestuário e calçados, que responderam por 0,7%.