Superintendente da PRF é recebido por Mão Santa: Em pauta a fiscalização na Av. Pinheiro Machado (Br – 343)

O superintendente da Polícia Rodoviária Federal no Piauí, Welendal Leal Tenório e o diretor da PRF em Parnaíba, Daniel Fonseca Portela, foram recebidos na última sexta-feira pelo prefeito Mão Santa, com quem trataram a respeito da possibilidade de assinatura de um Termo de Cooperação onde o município se responsabilizaria pela fiscalização de trechos de BRs que ficam na área urbana da cidade (Av. Pinheiro Machado, por exemplo) e a PRF se responsabilizaria pela área rural. “Queremos compartilhar essa fiscalização com o município, em alguns trechos, desde que o município tenha condições de ajudar. Em Teresina e Picos as tratativas estão bem adiantadas”, explicou o superintendente.
Ele lembrou que atualmente a PRF faz o trabalho protocolar e o Samu é quem faz o principal. “Nosso papel hoje é secundário, o papel principal é do Samu. E com a municipalização do trânsito, era para ficar a parte urbana com a prefeitura e a PRF ficaria na área rural”, pontuou. 
De acordo ainda com Welendal, o município pode contar ainda com as polícias civil e militar, além da Guarda Civil; “Quando a PRF vem socorrer a área urbana deixa descoberta a zona rural”, destacou. O diretor Daniel Portela acrescentou que não haverá nenhuma contrapartida para o município, pelo contrário, “a ele caberá a arrecadação de multas. Os redutores de velocidade fixos também ficam com o município”.
Viaturas para o município
O secretário Municipal de Transportes, Maurício Machado, que também participou de parte da reunião, disse que já havia enviado correspondência ao Superintendente Welendal Tenório solicitando a doação de 10 viaturas para auxiliar a Guarda Civil de Parnaíba, nos Serviços Ostensivos de Fiscalização e nas atividades na área de segurança pública, “para que possamos melhor desenvolver nossas atividades na área  de segurança de  trânsito, uma vez que estamos com extrema necessidade de viaturas (veículos e motocicletas) a fim de fazermos os serviços de fiscalização diária, pois o crescimento populacional e o permanente aumento do fluxo de veículos tem requerido intensos reforços do nosso pessoal, bem como de estrutura  material e logística”, disse Maurício em sua correspondência.
Em decorrência da vida útil de um veículo na PRF, o superintendente ficou de atender o pedido tão logo o governo federal envie veículos novos para substituir os atuais, conforme já está previsto, possivelmente para o mês de julho.