Professores seletistas da Secretaria Estadual de Educação (Seduc), dos municípios de Parnaíba, Luís Correia e Buriti dos Lopes, se reuniram na manhã desta quinta-feira (19), em frente à Gerência Regional de Educação (GRE), na Avenida das Normalistas, numa manifestação contra o atrasado nos salários que estão desde fevereiro sem serem efetuados.
Além do pagamento dos proventos, os profissionais também reivindicam do governador Wellington Dias (PT), o pagamento do piso salarial para a categoria, pois eles recebem menos de um salário mínimo, o que é considerado pelos docentes como uma tremenda falta de valorização profissional por parte do Estado.
O professor de Química em uma escola de Buriti dos Lopes, Everton Azevedo, veio em caravana com os outros colegas e denunciou também as péssimas condições do sistema ao não oferecer educação digna para alunos e professores, pois na escola onde ele leciona, há apenas duas salas de aula para quatro turmas.
"Estamos aqui apenas reivindicando nossos direitos e também dos nossos alunos. O governador nem sequer nos dá uma resposta. Esta situação é muito humilhante", desabafou.
Mesmo sem dinheiro, o grupo fez uma vaquinha para pagar o carro de som que foi dar apoio a manifestação.