Prefeitura conclui creches do Programa Proinfância do Governo Federal: Obras estavam abandonadas


O engenheiro Lucas Neves, da empresa “Impactto Engenharia”, foi recebido na manhĂŁ de ontem (27) pelo Prefeito MĂŁo Santa, quando lhe informou da situação das obras da creche tipo II, localizada no bairro Joaz Souza, quase 100% concluĂ­da, bem como as Unidades Básicas de SaĂşde, tambĂ©m em vias de conclusĂŁo, nos bairros Santa Luzia e SĂŁo Vicente de Paula. SĂŁo obras conveniadas com o governo federal, que foram deixadas abandonadas pelo ex-prefeito Florentino Neto e que foram retomadas pela atual gestĂŁo, apĂłs várias intervenções nas esferas federais, junto aos setores competentes.

Com relação Ă  creche tipo II, que tem capacidade de atendimento de atĂ© 188 crianças, em dois turnos (matutino e vespertino), ou 94 crianças em perĂ­odo integral,  Ă© uma obra orçada em mais de R$ 1.200.000,00, do Programa Proinfância, licitada ainda na gestĂŁo da ex-presidente Dilma e do ex-ministro da educação AloĂ­sio Mercadante,  que fazia parte de uma metodologia inovadora, com a promessa de 6 mil creches em todo o paĂ­s. Das 6 mil prometidas em campanha, a gestĂŁo da presidente anterior pactuou 3 mil e sĂł foram entregues cerca de 80 Ă  população brasileira. As construtoras nĂŁo conseguiram cumprir os contratos firmados com os municĂ­pios, gerando paralisações de obras em todo o paĂ­s. Das creches licitadas, sĂł 2% foram concluĂ­das. A creche de ParnaĂ­ba Ă© a de nÂş 81, que deveria ter sido entregue em dezembro de 2016, confirme cronograma estabelecido

AlĂ©m da creche do Conjunto Joaz Souza foram tambĂ©m abandonadas,  na gestĂŁo do ex-prefeito, outras 3, nos bairros JoĂŁo XXIII , Catanduvas e Bairro SĂŁo Vicente de Paula (Conjunto Joaz Souza), esta Ăşltima iniciada em terreno imprĂłprio que carece de adequações, com relação ao aterramento. De acordo com  o engenheiro Lucas Neves, a conclusĂŁo destas vai necessitar de recursos aditivos para os quais será solicitada a autorização da Câmara Municipal.