Benefícios de Fazer Agachamentos
Benefícios de Fazer Agachamentos
Em primeiro lugar trabalhamos uma grande parte dos músculos das pernas, os quadríceps, os adutores e os femorais, ou seja, a parte anterior, posterior e interna das coxas, além das panturrilhas e dos glúteos e outra área tão importante como a parte baixa das costas. É por isso que este exercício é tão saudável, já que é dos que mais partes do corpo envolve em um único movimento relativamente simples.


Entre os benefícios de incluir agachamentos em nossa rotina se destaca a flexibilidade que desenvolvemos no quadril, aumentando em grande medida a sua mobilidade.
Também é um exercício muito importante para melhorar a nossa resistência, já que estamos usando os mesmos grupos musculares que utilizamos para saltar ou correr, e pode resultar fundamental para perder peso, porque são queimadas muitas calorias ao estimular o sistema cardiovascular.
A eliminação de gorduras não apenas se produz durante o movimento em si, mas a grande intensidade do exercício nos permite continuar queimando calorias várias horas depois de ter finalizado o mesmo.
Os agachamentos também são importantes para prevenir a osteoporose, já que ao trabalhar amplas áreas musculares estamos aumentando a densidade óssea dos quadris e pernas e da coluna vertebral.
Um dos benefícios mais rapidamente identificáveis dos agachamentos é o aumento da massa muscular, ao representar um excelente trabalho anaeróbico que pode ser aumentado de forma gradual adicionando cada vez mais peso. Se optarmos por fazer os agachamentos com menos peso podemos realizar mais repetições, a fim de tonificar e definir os músculos das pernas e dos glúteos.
Também cabe destacar que ao trabalhar a parte baixa das costas, se realizamos o movimento de forma correta, estaremos melhorando a nossa posição, o que também é reforçado ao exercitar os abdominais e os espinhais, que atuam como suporte para esta parte do corpo. Os agachamentos requerem um grande esforço, por isso é vital realizar o movimento de forma correta, mantendo as costas retas e com os pés e os ombros alinhados para evitar lesões.