INTERNACIONAL: Jovem ouve comentário machista de professora e tira roupa em sala

Letitia tirou a roupa em sala de aula após comenteário machista (Crédito: Reprodução)

A estudante universitária Letitia Chai diz ter sido vítima de machismo na Universidade Cornell, uma das mais prestigiadas nos Estados Unidos.

Segundo a jovem, antes mesmo de ser perguntada sobre o seu trabalho, a sua professora fez um comentário extreamente machista sobre a roupa que ela estava usando que foi considerada pela docente como muita curta.

Segundo a professora, ela estaria usando a roupa para chamar a atenção dos homens da turma.

Em resposta ao comentário da professora, Letitia tirou a roupa e ficou apenas de calcinha e sutiã na sala aula para concluir a apresentação do trabalho.Letitia fez um relato do ocorrido em seu Facebook onde também publicou o vídeo do momento.

A docente ainda teria questionado a jovem sobre o que a mãe dela pensaria sobre ela estár se vestindo daquela maneira.

“A única pergunta que isso tudo me levou a fazer é por quanto tempo mais nós [mulheres] teremos que aguentar essas besteiras?”, disse no vídeo.

Ela começou a dizer que era um ser humano e merecia um tratamento digno, então passou a tirar sua roupa e chamou outros colegas a fazerem o mesmo em sinal de solidariedade e protesto aos comentários da professora.

“Ela, uma mulher branca, falou na frente de toda a classe que eu estava distraindo a atenção masculina do conteúdo do meu trabalho para meu corpo. E eu respondi que não mudaria para fazer ela ou qualquer outra pessoa confortável”, escreveu posteriormente no Facebook.

Mas nem todos apoiaram Letitia. Após o ocorrido, alguns dos alunos redigiram um comunicado afirmando que, apesar da escolha das palavras da professora não ter sido das melhores, ela estava apenas falando sobre “a importância do profissionalismo em certas situações”.

Resposta da professora

A professora rejeitou as acusações de machismo em entrevista ao jornal universitário. Ela afirma que nunca interferiria na roupa de seus alunos. “Eu não falo para os meus alunos o que devem usar, nem defino para eles o que constitui uma vestimenta adequada. Peço que eles reflitam e tomem suas próprias decisões”, disse.